Para entender o que é SEO primeiro devemos saber o significado dessa sigla.
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que em português
significa Otimização para os mecanismos de pesquisa.
Este termo sozinho já oferece uma prévia sobre o que se trata, mas é é muito
importante entender a fundo como essa abordagem funciona e como podem
ser empregada em um plano de marketing digital.
SEO é o conjunto de estratégias que tem como objetivo a otimização orgânica
de páginas da web para torná-las amigáveis ao algoritmo dos buscadores da
internet, sendo o Google o mais conhecido e disputado entre eles.
Estas páginas de resultado dos mecanismos de pesquisa são as páginas que
trazem uma resposta a algum termo pesquisado em buscadores da web, como
o Google e o Bing. Estar bem posicionado entre os resultados de uma
pesquisa faz toda diferença para websites alcançarem seu público-alvo.
Desta forma, se busca melhorar a visibilidade de um website nas SERPs, que é
a sigla em inglês para Search Engine Results Page, em português significa
páginas de resultados de mecanismo de pesquisa.
Para melhorar o raqueamento de websites e levá-las à primeira página do
Google, o SEO possui como principais pilares:
Tem por finalidade a melhora da estrutura de um website, levando em consideração fatores como responsividade, uso de dados, indexação, rastreabilidade, segurança e velocidade, dentre outros.
Trata de fatores que são responsáveis por fornecer informação sobre o conteúdo e contexto de uma webpage para os mecanismos de busca. Isto inclui meta tags, meta description, meta title, H1, alt tags de imagens, dentre outros.
Conteúdo de qualidade é um dos requisitos para um bom ranqueamento nos resultados do Google. Quanto mais rico for o conteúdo de uma webpage, melhor. Por isso, manter um blog com conteúdo relevante sobre o negócio ou especialidade para o público-alvo.
Diz respeito à construção da autoridade que o site apresenta no mundo virtual. Isso é definido através de links para um site, presente em outros sites considerados confiáveis pelo Google. Isso mostra que outros sites de alta relevância possuem confiança e referenciam o conteúdo do seu site. Portanto, como o termo já diz, é um trabalho fora do site, realizado com link building e outras táticas.
Como você leu no texto, o SEO envolve diversos fatores que devem ser
analisados e considerados no desenvolvimento de um plano e estratégias de
marketing.
A ONE 80/20 é composta por um time de especialistas que trabalham no
desenvolvimento e gestão dessas estratégias, com dedicação, expertise e
consistência para entregar os melhores resultados.